Etica
Toda equipe está sujeita a conflitos uma vez que qualquer todo integrante tem seus vícios, experiências pessoais e aspirações.
*Ausência de confiança entre os integrantes da equipe. A confiança é a base do verdadeiro trabalho em equipe. Para ausência de confiança, os colegas precisam se sentir à vontade para se mostrar vulneráveis diante dos outros. Cada membro da equipe deve se tornar vulnerável diante dos outros. *A falta de atenção aos resultados. Os resultados devem ser uma conquista da equipe como um todo e não de um indivíduo apenas.
A equipe deve concentrar-se em resultados, em status da equipe. Muitas equipes não têm foco nos resultados.
* O medo do conflito que gera uma harmonia artificial, e faz com que as pessoas fiquem frustradas porque engolem tudo e ficam calados.
No conflito se sugere que identifiquemos o que é um conflito ideológico produtivo das brigas destrutivas e políticas interpessoais. As equipes que se envolvem em conflito produtivo sabem que o único meio, é encontrar a melhor solução possível no menor período de tempo.
*Falta de comprometimento é o resultado das pessoas não externarem suas opiniões e de não se sentirem ouvidas. Isso faz com que simplesmente elas não embarquem nesta visão.
A falta de comprometimento deve ser resolvida as duas maiores causas deste desafio, que são o desejo do consenso e a necessidade da certeza. Ainda que não exista consenso total, as pessoas só precisam saber que suas opiniões foram ouvidas e consideradas. Grandes equipes se unem em torno de decisões claras.
* Evitar responsabilidade para evitar o desconforto interpessoal para não passar pelo desgaste de chamar colegas à responsabilidade.
Os membros da equipe devem demonstrar respeito mútuo e alimentarem uma expectativa quanto ao desempenho de cada um.