Etica
Aristóteles caracterizou os humanos como seres racionais que falam. A dimensão anímica ou psíquica dos seres humanos foi concebida pelo filósofo como um conjunto de duas partes: uma racional e a outra privada de razão. o que nos diferencia dos outros animais? Segundo Aristóteles, é a racionalidade. Nós somos capazes de planejar nossas ações, de realizar escolhas e julgá-las, determinando seu valor. Agimos acreditando que estamos fazendo o bem e, mesmo quando julgamos mal nossas ações, é sempre o bem que estabelece o critério de tal julgamento.
Os seres humanos definem-se pela capacidade de pensar, falar, trabalhar e amar. Ainda com Aristóteles, podemos identificar três coisas que controlam a ação: sensação, razão e desejo.
O homem é um animal cujo maior desejo é tornar-se humano. ¬¬
A vida humana difere da vida dos animais em dois aspectos: os conhecimentos e as capacidades adquiridas para controlar as forças da natureza; e os regulamentos (leis, normas, regras) para ajustar as relações dos homens uns com os outros.
Na luta pela sobrevivência em um mundo sombrio e assustador, o animal racional teve de enfrentar três grandes desafios: o poder superior da natureza, que nos ameaça com forças de destruição, a fragilidade de seu próprio corpo, condenado à dissolução; e as leis que regulam suas ações sociais.
SOCIEDADE: Integração verificada entre duas ou mais pessoas, que somam para que determinado objetivo seja alcançado.
Tipos de sociedades: sociedade matrimonial; sociedade profissional; sociedade religiosa; sociedade de lazer; sociedade militar
Sociedade por escolha própria: torcedor de um time; Sociedade