Etica
O filósofo grego Aristóteles pensou e sistematizou a Filosofia dividindo-a em três ramos do conhecimento humano: Estética, Episteme e Ética. A palavra Episteme significa conhecimento em latim ela é Cognitio. Adotaremos, ao invés de Episteme, a palavra Cognição que é mais comumente usada.
Estética
Esta palavra vem do grego "aisthesis" que significa "faculdade de sentir" ou "compreensão pelos sentidos". Devemos observar que os sentidos referidos são visão, audição, tato, olfato e paladar. Recentemente a Ciência incluiu o "senso de equilíbrio físico" também como um sentido no modo referido acima. Para efeito dos nossos estudos, adotaremos este significado da palavra "estética", portanto não trataremos da "estética" no seu sentido moderno e contemporâneo enquanto o "estudo do belo" que inclui o estudo de obras de arte e as questões que envolvem o "gosto".
A palavra aisthesis tem a mesma origem da palavra aistheticon que significa "o que sensibiliza", ou seja que afeta os sentidos. É importante observar que um ruído causado por algum objeto pode não ser ouvido por uma pessoa que tenha deficiência auditiva, portanto, ela não foi afetada ou sensibilizada. Já uma outra pessoa que não tenha este problema será sensibilizada pelo ruído. O resultado desta percepção poderá ser de incômodo. Chamaremos isto de um sentimento causado pelo ruído na pessoa. Se esta pessoa ouve uma música, ela poderá ter um sentimento de prazer, de deleite. Por outro lado, ela pode escutar a música e ao mesmo tempo há ruídos de carros entrando pela janela, e que ela não atenta para eles, nem chega a identificá-los. Neste caso, estes ruídos não lhe causam nenhum tipo de sentimento. Talvez possa gerar nela um "incômodo" cumulativo inconsciente que pode ter um efeito estressante no futuro, mas não se pode dizer que causou nela um sentimento. Podemos perceber, portanto, que a palavra "estética" abrange a pessoa que é sensibilizada por algo que a afetou e