Etica
Introdução
Moralidade e ética ( Beaucham & Bowie (1993b) * A moralidade ( mores) – Implica o que a pessoa deve fazer no seu contexto sócio cultural. Envolve o respeito pelas normas. * As normas emergem da própria estrutura social. Esta constrói as normas que considera correctas. Podem ser questionadas por um outro contexto diferente. * Envolve cumprimento das normas construídas e validades. * As normas morais constituem guias de acção , de convivialidade entre os membros de uma sociedade Assume carácter obrigante . * Os preceitos morais dizem qualquer coisa como deves fazer isto» ou «não te lembres sequer de fazer aquilo.
Perspectivas a partir do Séc. XVIII * A ética é a teoria da regulamentação da moral; a moral é a prática daquilo que é eticamente aceite.
Foram surgindo várias perspectivas ,a partir do séc., XVI : * Kant , (1724-1804)– A razão , As ideias da Razão, O DEVER, O IMPERATIVO CATEGORICO, a liberdade, a dignidade. * O Utilitarismo de Hume ( 1711-1776) - utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a acção (ou inacção) de forma a optimizar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes. O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, prevê e avalia acções (ou regras) em função de suas consequências. ( Vantajosas ou não) HUME, Bentham, Stuart. Mill ( Sec. XVIII)
Ética e Moral * A ética emerge de princípios de natureza filosófica. * Podem promover o questionamento daquelas. * Teóricos da ética problematizam sobre a congruência ou não entre o carácter formal das normas e o respeito pela garantia , da dignidade, dos direitos humanos , justiça social, transparência em toda a acção humana. * Convoca uma reflexão crítica entre a dualidade – o princípio e o seu cumprimento.
Contributo de filósofos
Sócrates:
* A ética envolve todas as acções que conduzam à virtude. * Estas constituem qualidades implícitas nas pessoas e