Etica
Este trabalho apresenta uma analise da importância do comportamento ético nas organizações visto que, neste tempo de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupação em efetivas mostram se mais capazes de competir com sucesso e conseguem se obter não apenas a satisfação e a motivação de seus profissionais mais também resultados compensadores em seu negócio, é coerente que as pessoas que produzem e vendem esses bens sejam também transparentes e não reservem surpresas. Ao contrário do que acontecia no passado, quando a falta de comunicação entre consumidores limitava as reclamações e críticas ao pequeno círculo de relacionamento de cada um, hoje qualquer cliente insatisfeito é capaz de espalhar sua insatisfação por textos, áudio e até vídeo para milhares de pessoas, colocando em risco marcas e profissionais.
Há longas explicações para ética, porém creio que a mais fácil e útil para o dia-a-dia de qualquer profissional é adotar como comportamento ético a prática daquilo que ele também gostaria que os outros fizessem a ele próprio. Quando perguntamos: "Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?", estamos fazendo um julgamento da ética em nosso próprio modo de agir.
Ainda vivemos em um mundo onde o mais esperto é quem supostamente se dá melhor e existe também uma idéia instintiva em nós de competição selvagem e de sobrevivência do mais forte. Porém não é seguindo nossos instintos que chegamos a um comportamento ético. Creio que falta no ensino dosar melhor a idéia de querer ser o primeiro com o comportamento ético.
Acreditamos que ética esteja mais associada ao berço e ao exemplo recebido na formação do caráter, do que a uma habilidade que adquirimos através do aprendizado. Existem pessoas que têm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento ético porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a