Etica e Sustentabilidade Social
Nos últimos tempos, a sustentabilidade das organizações tem vindo a ganhar espaço assim como o seu conceito, que antes era bastante simplificado, ja que resumia apenas a geração de lucros e emprego para a sociedade, sendo o ambiente o desenvolvimento humano vistos como irrelevantes.
A sustentabilidade das organizações que no presente trabalho será vista em três dimensões, desde a responsabilidade ambiental, social e económica que a principio parecia um assunto de interesse apenas empresarial, é hoje também discutida em diversas esferas sócias, quer no âmbito nacionais e internacionais, apesar da grande responsabilidade pela construção de um mundo melhor e mais sustentável continuar sendo em maior proporção do sector empresarial.
No presente trabalho cujo tema é responsabilidade na promoção de organizações sustentáveis, será abordada a minha visão e perceção como gestor, do quão posso contribuir para que a minha organização não só se torne sustentável economicamente mais também preserve a integridade da mãe natureza e da sociedade na qual nos encontramos inseridos. Desta forma de modo a tornar o trabalho mais percetível, a apreciação será dividida em três aspeto: responsabilidade económica, social e ambiental.
Responsabilidade Social e Ambiental
Antes de ser gestor só um individuo o qual faz parte da sociedade, e que precisa de um ambiente saudável para que possa viver. Sendo assim, no concernente a esta ótica começaria por exercer a minha cidadania apostando num estilo de vida sustentável, coletando e de maneira bastante seletiva ir distinguindo o lixo, optando por produtos sócio e ambientalmente responsáveis e ano menos importante fazendo parte dos núcleos de preservação ambiental e porque não no âmbito familiar ir plantando árvores em nossa volta1.
Como gestor, acredito ter um papel fundamental na preservação do meio ambiente, desde o momento que integro numa organização, aplico o meu expertise, meus conhecimentos e competências.