Etica e responsabilidade Social
A transparência como valor agregado às mudanças do mundo globalizado passou a exigir das empresas a publicação dos relatórios anuais de desempenho das atividades sociais e ambientais.
Balanço social é um instrumento que torna públicas as ações que a empresa coloca em prática sobre responsabilidade social corporativa, devendo ser publicado anualmente e demonstrar informações sobre os benefícios e as ações sociais destinadas aos stakeholders da empresa.
Considerando-se o fato de que a empresa é uma organização lucrativa, um agente econômico e, ao mesmo tempo, uma corporação que estabelece relações sociais e gera impacto na sociedade, chegou-se à conclusão de que seria de extrema importância prestar contas desse impacto sobre a sociedade.
Empresas que realmente adotam a cidadania empresarial exercem a responsabilidade social como um processo contínuo, em projetos ou programas permanentes de responsabilidade social.
O relatório ou memória de responsabilidade social corporativa se destina a sistematizar as atividades e os compromissos assumidos pela empresa em relação à política social e a delimitar os critérios da organização para todas as dimensões de atuação: social, ambiental e econômicaO relatório deve conter uma descrição das relações que a empresa mantém com os grupos envolvidos no processo, ou seja, os stakeholders, bem como as ações que a empresa realiza na sociedade.
O relatório ou memória de responsabilidade social corporativa se destina a sistematizar as atividades e os compromissos assumidos pela empresa em relação à política social e a delimitar os critérios da organização para todas as dimensões de atuação: social, ambiental e econômica.