Etica e responsabilidade social
Cuidados com o nosso único planeta Desde o começo da industrialização, no século XVIII, a população mundial cresceu 8 vezes, consumindo mais e mais recursos naturais;somente a produção,baseada na exploração da natureza,cresceu mais de cem vezes. O agravamento deste quadro com a mundialização do acelerado processo produtivo faz aumentar a ameaça e, concequentemente, a necessidade de um cuida especia com o futuro da terra. O cuidado essencial é a ética de um planeta sustentável. A ética de cuidados se aplica tanto a nível internacional como a níveis nacionais e individual; nenhuma nação é auto-suficiente, todos estarão ameaçados se nao conseguirmos atingi-la. Só essa ética do cuidado essencial poderá salvar-nos do pior, só ela nos rasgará um horizonte de futuro e de esperança.
Cuidado com o próprio nicho ecológico O cuidado com o próprio nicho ecológico representa o local. O ser humano tem os pés no chão (local) e a cabeça aberta para o infinito (global). O coração une chão e infinito, abismo e estrelas, local e global. A lógica do coração é a capacidade de encontrar a justa medida e construir o equilibrio dinâmico. Esse cuidado com o nicho ecólogicoso será efetivo se ouver um processo coletivo de educação, em que a maioria participe, tenha acesso a informações e faça ¨troca de saberes¨. O saber popular contido nas tradições dos velhos, nas lendas e nas estórias de índios, dos primeiros que aí viveram confrontando e complementando com o saber crítico científico.
Cuidado com a sociedade sustentável Atualmente quase todas as sociedades estão enfermas. Produzem má qualidade de vida para todos , seres humanos e demais seres da natureza. Sustentável é a sociedade ou o planeta que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa; que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao