Etica e moral
Aluno: Samuel Mendes
Turno: Noite
Professor: Paulo Paiva
Prática Interdisciplinar
Resenha critica sobre o livro “O que é ética”
Teresina – PI
“O que é ética”, do escritor Álvaro L.M. Valls concede um detalhamento específico dos aspectos éticos e morais, abrangendo amplamente os pontos chaves da ética desde o seu início de estudo. Trazem citações de grandes nomes do estudo filosófico como Kant, Karl Marx, Aristóteles entre outros.
Inicialmente, a ética é entendida como reflexão, científica ou filosófica, talvez até teológico sobre costumes ou ações humanas. Geralmente a ética é separada em dois estados teóricos: num, problemas gerais (valor, lei, liberdade e outros); e no segundo como problemas específicos (aplicação da ética concreta no âmbito social etc.).
Porém há outra questão específica que traz a reflexão: os costumes. A variação dos costumes é constante ao decorrer dos anos, o que era correto ontem é errado hoje e vice-versa. Então o que seria ética? Apenas o comportamento correto perante a sociedade dos costumes vigentes? A ética tem fator de suma importância em outros âmbitos do estudo social, agindo também na antropologia cultural entre outros.
Mesmo nos dias atuais, notamos com clareza a diversidade de costumes existentes entre os povos, então fica a reflexão do que é ético e moral dentre os diferentes “mundos” existentes. A ética não deveria ser absoluta? Max Weber (p.15), filósofo alemão, deixa claro que não era em todos os casos que a ética era acessível, pois os protestantes calvinistas prezavam sempre a valorização do trabalho e da riqueza enquanto a igreja católica pregava a abnegação, ao espírito de pobreza e sacrifício.
Dois nomes merecem destaque como grandes baluartes da ética: Sócrates e Kant. Sócrates, filósofo que é citado por Platão, usa o método da maiêutica (interrogar o