ETICA E MORAL
Ética: Parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz.
O adjetivo ético, na linguagem comum, é aplicado a comportamentos/posturas ("éticos", "pouco éticos", "falhos de ética") das pessoas, numa referência à realidade humana na sua plenitude/totalidade.
Moral e Direito: Direito é o estudo dos sistemas legais. As leis são impostas coativamente pelo Estado. Já a moral é o conjunto de normas de conduta ditadas pelos costumes e tradições. Nem todas são tuteladas pelo Estado, através de leis, apenas aquelas que são consideradas mais importantes para a manutenção da ordem social. A desobediência a normas legais sujeita a sanções impostas pelas leis, já a desobediência a normas morais que não sejam tuteladas pelas leis implica apenas em reprovação da sociedade. As normas legais no direito positivo são escritas e codificadas, já as normas morais são apenas objeto de tradição oral.
O que significa a Unicidade da ética e a multiplicidade da moral?
Unicidade no sentido denotativo qualidade ou estado de ser único, o que significa singularidade, são posturas que o ser humano toma, de aceitar ou não que é errado, que não tem dois lados a serem vistos, ou é ético ou não é.
A multiplicidade na moral, como um conjunto de normas ditadas, condutas impostas por costumes e tradições, ou seja usa-se varias culturas como referencia, vai depender do lugar.
Como definir a liberdade da vontade?
Qual a relkação entre moral circunstanmcial e direito?
Qual a relação entre moral e direito?
Direito deve tutelar a moral?