Etica E Moral
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Se compreende por moral o conjunto de regras de conduta assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal. A ética, ou filosofia moral, é mais abstrata, constituindo a parte da filosofia que se ocupa com à reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral.
Para a grande maioria ainda é uma dificuldade o real significado da ética; podemos encaixar nisso como quando alguém nos conta um segredo ou quando alguém ou determinado estabelecimento cometem algum devaneio, e por ética, as pessoas dizem “não é ético falar o nome”. Seriam questões éticas se questionar sobre o que é bem e o que é o mal, ou o que são os valores.
Observamos as sociedades e compreendemos que existem aquelas que são mais morais do que outras, isso depende da maneira pela qual facilitam ou dificulta, o desenvolvimento da consciência ética das pessoas. Mas nem sempre as regras morais visam ao bem da comunidade como um todo. As classes dominantes podem se apropriar de alguns valores e disseminá-los para outras classes. Dessa maneira, o que é ensinado como sendo bom para todos, na verdade, só é bom para as camadas privilegiadas.
Viver moralmente não é simples. Passamos por um momento de uma crise de valores em nossa sociedade, estão sendo deixados de lado e senso substituídos por costumes dessa sociedade atual.
Não basta “reformar” o indivíduo para “reformar” a sociedade. Os valores, a ética e a moral, aprendemos desde cedo, nossa casa e nossa maior escola. Nas determinadas fases da vida aprendemos como e quando iremos utilizá-las. Somos feitos de valores, cabe a cada um de nós rever os nossos conceitos e nos adequarmos a sociedade em que estamos inseridos.
Trabalho
De
Filosofia
Kleber