Etica e moral
DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO ÉTICA VEM DO GREGO “ETHOS” QUE SIGNIFICA MODO DE SER, E MORAL TEM SUA ORIGEM NO LATIM, QUE VEM DE “ MORES”, SIGNIFICANDO COSTUMES.
ANALISANDO DESDE O INICIO DOS TEMPOS, O SER HUMANO PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES, COMEÇOU A TRANSFORMAR O MUNDO EM QUE VIVIA. APARTIR DESSA TRANSFORMAÇÃO UM “NOVO MUNDO” FOI SENDO CRIADO E CONSEQUENTEMENTE FORMAS DE VIVER INVENTADA PELO O HOMEM, QUE SIGNIFICA COSTUMES, SENDO QUE COSTUME VARIA EM RELAÇÃO A SOCIEDADE E A CULTURA.
TANTO A MORAL QUANTO A ÉTICA NOS DÃO A DEFINIÇÃO DE COSTUMES DO PONTO DE VISTA ETIMOLOGICO, E SÃO CONSEQUÊNCIA DA CULTURA.
O HOMEM COMO SER RACIONAL, AO CONTRÁRIO DOS ANIMAIS QUE AGEM POR INSTINTO, TEM A CONSIENCIA DO CERTO E DO ERRADO, CONCEITOS ESSES QUE JÁ SURGIAM DENTRO DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS NA FORMAÇÃO DAS TRIBOS, OU SEJA, OUVE A NECESSIDADE DE SE IMPLANTAR UM SISTEMA DE NORMAS, PRINCÍPIOS E VAÇORES PARA QUE UM GRUPO DE PESSOAS EM UMA COMUNIDADE É/OU SOCIEDADE PODESSEM VIVER DE UMA FORMA CIVILIZADA E HARMONIOSA, ONDE CADA UM RESPEITA O ESPAÇO DO OUTRO, EMPONDO LIMITES E CONTRIBUINDO PARA QUE TODOS OS SERES HUMANOS ADOTEM UMA POSTURA E ATITUDES QUE COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO POSITIVO DAS PESSOAS E DO MUNDO, JÁQUE MORAL NÃO É UM ATO ÚNICO E INDIVIDUAL.
“ÉTICA E MORAL SÃO OS MAIORES VALORES DO HOMEM LIVRE. AMBOS SIGNIFICAM RESPEITAR E VENERAR A VIDA.
O HOMEM COM O SEU LIVRE ARBITRIO, VAI FORMANDO SEU MEIO AMBIENTE OU DESTRUINDO-O, OU ELE APOIA A NATUREZA E SUAS CRIATURAS OU ELE SUBJUNGA TUDO QUE PODE DOMINAR, E ASSIM ELE MESMO SE TORNA O BEM OU NO MAL DESTE PLANETA”.
AUTOR DESCONHECIDO.
MORAL TRATA-SE DE UM CONJUNTO DE VALORES, NORMAS E NOÇÕES DE CERTO E RRADO, PROIBIDO E PERMITIDO DENTRO DE UMA SOCIEDADE E DE UMA CULTURA, CONTUDO O HOMEM É UM SER LIVRE, TENDO O DIREITO DE AGIR CONFORME SEU LIVRE ARBITRÍO, PORÉM APARTIR DO MOMENTO QUE POSSUI LIBERDADE, CONCIENCIA E VONTADE, SERÁ TOTALMENTE RESPONSÁVEL PELAS SUAS AÇÕES OBTENDO SANÇÕES NO DESCUMPRIMENTO DAS