Etica e moral
ENSINO MEDIO
DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Aluno: Gerilson Xavier de Moura
Aluno: Paulo Henrique Brito da Silva
Ética e moral
NATAL – RN
Novembro de 2014
Introdução
No presente trabalho será discutido sobre o senso moral que não há uma certeza para assuntos morais, o senso moral é a maneira de como avaliamos nosso comportamento segundo ideias de certo e errado, em certas situações do cotidiano, tomando as seguintes como exemplo; com frequência ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado permanece impune. Sentimos cólera diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumento para seus interesses e para conseguir vantagens à custa de boa-fé de outros.
Ética e moral
O senso moral é quando uma pessoa é movida a agir por causa de seus sentimentos ao próximo, Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção. Sensato é um adjetivo que caracteriza aquele que tem bom senso, que faz uso da razão, que age ponderadamente.
Senso moral é quando uma pessoa é movida por seus valores e sentimentos de igualdade entre se e ao próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente, como por exemplo, muitas vezes somos levados por impulso ou por uma forte emoção, fazemos alguma coisa e depois nos arrependemos sentimos remorso. Valor é diferente de sentimento por que valor é tudo aquilo que é valioso para você e para a sociedade em geral, e os sentimentos se limitam a uma pessoa ou certo grupo em especial, como por exemplo, família e amigos em geral. O senso moral é a duvida; o que fazer? Diante de tal situação, é tentar julgar e diferenciar o certo do errado é a maneira de como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e de injustiça. Quantas vezes somos obrigadas pela