Etica e legislação
Empresa: Acerca - Nutritional and sports consulting
Divulgação: Abril 2011
O anúncio que iremos abordar foi feito para a empresa americana Acerca, de consultoria nutricional e esportiva, com profissionais graduados nas áreas de educação física, nutrição e fisioterapia, unidos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A peça retrata aquelas pessoas que estão acima do peso e têm a sensação de que carregam consigo praticamente o peso de outra pessoa, ou seja, metade do seu tamanho, chamado de “mini me”.
Considerada uma campanha totalmente nonsense, criada pela Agência Giovanni+DraftFCB, a empresa pretende mostrar que deve-se acabar com esse peso. Com peças impressas e filmes engraçados mostrando situações que exemplificam bem a sensação de ter um “mini me”.
DENÚNCIA:
Acredita-se que essa campanha deve ser denunciada por entendermos que a propaganda veiculada pela Acerca vai contra diversos princípios e artigos da CONAR. A propaganda dessa empresa fere o dispositivo do primeiro artigo, pois a empresa desrespeita o público de maneira geral, ao publicar uma imagem fazendo insinuações de pornografia e ao sexo explícito.
Capitulo I – Introdução
Seção 1 - Preâmbulo
Artigo 1º - Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda ser honesto e verdadeiro.
Capitulo II – Princípios Gerais
Seção 1 – Respeitabilidade
Artigo 19 – “Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autorizadas constituídas e ao núcleo familiar.”
Seção 2 – Decência
Artigo 22 - “os anúncios não devem conter afirmações ou apresentações visuais ou auditivas que ofendam os padrões de decência que prevaleçam entre aqueles que a publicidade poderá atingir.”.
Existe no anúncio falta de responsabilidade social - a empresa faz um apelo depreciativo à imagem da mulher,