Etica e Legislacao - Publicidade
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Acadêmico: Rafael Ângelo Scommegna Bertocco
Professor (a) : Mariane Helena Lopes
Ética e legislação
Maringá
2014
1) No que diz respeito a atividade publicitária, esta deve obedecer alguns requisitos, dentre eles ser preparado com senso de responsabilidade social, não podendo acentuar diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que destina a propaganda. Dessa forma, e, considerando o que foi estudado em sala, explique como uma propaganda poderia transmitir todas as informações necessárias sem depreciar uma determinada classe.
A propaganda envolve um processo complexo, com termos e fases distintas. O “emissor”, grupo que pretende promover a difusão de determinadas ideias, ao visar outros com interesses diversos, realiza a “elaboração” de sua ideologia para que as idéias nela contidas pareçam corresponder àqueles interesses. Feito isso, procede um trabalho de “codificação”. pelo qual transforma as ideias em mensagens que atraiam a atenção e sejam facilmente compreensíveis e memorizáveis. Através do “controle ideológico” o emissor manipula todas as formas de produção e difusão de ideias, garantindo a exclusividade na emissão das sua próprias. Procura, dessa forma, evitar a possibilidade de que os receptores venham a receber, ou mesmo produzir, outra ideologia que os oriente contra os interesses do emissor. A partir daí as mensagens são emitidas através da “difusão”, que procura atingir o mais rapidamente possível um maior número de pessoas.
2) As propagandas podem ser elaboradas por qualquer pessoa? Justifique sua resposta, apresentando a fundamentação legal.
Os profissionais de propaganda que possuem a habilitação para efetuar a veiculação destas sao os únicos responsáveis e permitidos criar as propagandas veiculadas. Assim somente o profissional conhece a