Etica E Idosos
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
FELIPE SILVA JABUR .............................10021095
PEDRO ANDRADE .............................11199189
151-PP7mC
CAMPINAS
2015
Ética e Idosos
O envelhecimento tem sido crescente tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento, tornando-se um grande desafio para a sociedade brasileira. Esse é um processopelo qual todo ser humano tem que passar e ocorrerá de maneira diferente para cada pessoa, pois irá depender do tipo de vida que cada pessoa leva.
Apesar dos idosos tornarem-se cada vez mais crescente na sociedade, as autoridades e até mesmo alguns cidadãos não se mostram preocupados com o bem estar e a defesa dessas pessoas. Talvez, por o Brasil ser uma sociedade capitalista, onde o seu maior interesse são os lucros e a mão de obra qualificada, acabam excluindo o idoso de participar ou até mesmo de contribuir com suas idéias ou trabalho por não serem mais jovens. Isso acaba se tornandopreconceito, pois apesar do idoso não ter mais a sua juventude, não significa que são incapazes de fazer determinado tipo de serviço.
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Além disso, é obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
Apesar de todas as garantias que são oferecidas aos idosos, todos sabem que um olhar atento para cada situação de envelhecimento é sempre bem vinda e bem vista, até porque existem aquelas pessoas que envelhecem de forma saudável e outras não.
“Ética pode ser um conjunto de