Etica e Governança
O estabelecimento de normas e regras de condutas colocou a ética em primeiro plano para a tomada de decisões, valores e juízo. Assim desempenhando papel importante, pois fica a cargo de quem tem o poder e responsabilidade de decidir.
O comportamento que rege os padrões da ética no mundo corporativo, significa ética empresarial.
A questão de ética vem a tona toda vez que nós deparamos com situações em que entramos em conflito com as nossas convicções. O comportamento no mundo dos negócios nos traz bem isso. Quando enfrentamos situações de mentiras, furto, assédio sexual e moral.
Normalmente os funcionários de uma empresa adotam padrões éticos diferentes, da sua vida pessoal. Pois em uma empresa todos tem que seguir uma regra de conduta que pode ser antiético ou não. O funcionário que não se adaptar a essa situação não conseguira trabalhar nessa empresa. Mas uma pessoa precisa seguir uma conduta seria tanto dentro de uma empresa com fora dela, seguindo normas e leis já estabelecidas.
Empresas que normalmente os funcionários são antiéticos exercem relações de assedio moral entre funcionários. Mas para que se configure assedio tem que partir de cargo superior ao assediado. O centro do assedio moral esta na desvalorização do trabalhador, promovido pela violência psicológica, constrangimento e humilhação. Diversos problemas ocorrem devido ao assedio moral, como uma enorme rotatividade de funcionários, gasto com recrutamento e novo treinamento, acidentes, litígios trabalhistas, ambiente de trabalho ruim e relacionamento com cliente começam a ruir.
A carga de trabalho abusiva no Brasil ainda é fato que leva o trabalhador comum ao desgaste físico e mental. Nas fabricas ainda é comum se achar formas de liderança que se assemelham a capatazes de fazenda, trazendo situações de estrema pressão e humilhação.
Para evitar tudo isso a empresa deve adotar regras claras, respeitar a diversidade, informar