Etica e Filosofia do Direito
1. Defina labor, trabalho e ação. A partir desses conceitos, indique como o direito (jus) é classificado por Tercio Sampaio Ferraz Junior: a) na antiguidade grega; b) na modernidade; e c)no mundo contemporâneo. Não deixe de esclarecer qual a relação entre jus e lex em cada uma dessa frases.
Resposta: a necessidade fazia o homem e o obrigava a fazer alguma atividade para sobreviver, sendo essa atividade chamada labor. O labor se distinguia de trabalho e tinha relação com o processo de produção de bens de consumo, sendo esses bens que pereciam. A produção desses bens exigia instrumentos que se confundiam com o próprio corpo, como por exemplo o arado.
O lugar do labor era a casa e a disciplina era a economia. A casa era a sede da família e as relações familiares se baseavam na diferença, relação de comando e obediência, vinda da ideia do pater famílias trazendo a esfera privada. A palavra privado tinha o sentido de privus, de ser privado no âmbito que o homem era submetido as necessidades da natureza, buscava sua utilidade no sentido de meios de sobrevivência.
O cidadão tinha atividade própria em outro âmbito, a polis ou civitas encontrando seus iguais, e era livre sua atividade, dando o nome de ação. A ação compartilhava de características do labor, sendo um continuo sem finalidade preconcebida .A diferença do labor, a ação significava a dignificação do homem, ou seja, igual entre iguais, o homem ao agir fazia sua atividade em conjunto com outros homens.
A ação se caracterizava por sua ilimitação .Como era atividade espontânea, como toda ação era concebida como criação de um fluxo de relações politicas, não dava para prever a ação.
A polis não era propriamente limite físico e normativo, mas um conjunto de ações.
O trabalho, ao contrario do labor e da ação, era uma atividade humana considerada não fútil, sendo dominada pela relação meio ̸ fim. O trabalho era atividade previsível: o produto ou o bem de uso. O produto