etica e evangelho
BIOTECNOLOGIA DA CGADB
CURSO DE TEOLOGIA
Resumo sobre o livro
Ética e o evangelho
PROFESSOR: Paulo Roberto
ALUNA : Lucia Helena D. S. Peixoto
Abril/2013
Rio de Janeiro – RJ
Ética e o evangelho
O pano de fundo Vétero-Testamentario
O autor T.W Manson propõe o estudo através de um caminho estritamente empírico conduzindo a uma visão acerca da moralidade oferecida pela Bíblia iniciando com o pano de fundo vétero-testamentario isto porque quando se trata de Ética e moral o assunto é um tanto complexo devido aos diversos tipos de cosmo visão.
Um fato comum para análise é quando se fala na melhor qualidade de vida nas comunidades carentes, as favelas. Uns defendem que a solução é disponibilizar vidas mais dignas, e os moradores irão adaptar-se automaticamente ao seu novo ambiente. “Se você quer que pessoas vivam melhor você tem que melhorar suas condições de vida.” E outros defendem que eles iriam deixar seu novo bairro e sua nova moradia tão terrível quanto à favela. Então: “Se você quer melhorar suas condições, você deve ter pessoas melhores.” (pag.12).
Ao refletir sobre esse fato nossas ideias éticas se voltam a dois caminhos em relação aos problemas da vida, o grego e o hebraico.
Para Platão e Aristóteles, filósofos gregos, ética e política não são duas ciências separadas, mas duas partes inseparáveis de uma disciplina. A ética e a Política de Aristóteles que foi pública em duas grandes obras que se complementaram, deixam claro que as principais questões são: Qual a natureza essencial da boa vida para o homem e, sob que condições sociopolíticas essa boa vida pode ser realizada? Através de um raciocínio claro pode ser estabelecido as meta e pela ação apropriada desenvolver as condições apropriadas. (pag.13)
A República de Platão entende que o caráter do problema é básico, isto é, a conduta pessoal e a organização