Etica E Discrimina O
A dignidade da pessoa humana, tida como valor moral, foi recebida pela Constituição como valor jurídico, tendo o Estado a obrigação de preservá-la. Para a preservação da dignidade humana, sem preconceito ou discriminação, leva o Estado a dar tratamento diferenciado como forma eficaz de efetivar o direito à igualdade.
Ordinalmente o significado de discriminação é “fazer distinção”, ou seja, diferenciar algo das demais coisas. Com isso, surgiu a discriminação entre as próprias pessoas de uma sociedade, utilizando como julgamento diversos motivos, como: classe social, raça, sexualidade, religião, idade e nacionalidade.
A ética deriva do grego ethos (caráter), e pode ser definida como o conjunto de valores morais que equilibram a conduta do ser humano, de maneira que haja um bom funcionamento da sociedade.
Com os avanços que a humanidade tem passado, a multiculturalidade, tolerância e respeito pela diferença, esta cada vez mais complexa, pois no momento em que a diversidade não é respeitada, surgem os estigmas e discriminação com aqueles indivíduos considerados “diferentes”. Sendo assim, o processo de estigmatização e discriminação podem ser entendido como construções sócio-culturais característica de grupos.
Para conseguir combater esse mal que aflige a sociedade, deve-se apegar as normas éticas. Qualquer individuo da sociedade merece que sua dignidade seja respeitada. Por isso a conduta ética deve balizar as ações cotidianas e ser o cerne de sua vida pessoal e profissional.
FONTE: http://www.efdeportes.com/efd132/etica-estigma-e-discriminacao-de-grupos-vulneraveis.htm http://visaotangencial.wordpress.com/2012/03/04/discriminacao-etica-e-homofobia/
http://agorasocial.wordpress.com/2008/03/18/o-que-e-a-discriminacao/