Etica e deontologia, valores dum cidadao
Introdução
Este artigo permite-nos reflectir acerca de alguns temas éticos do tempo presentes, tendo subjacente a ideia de que o seu aprofundamento é relevante para a compreensão da mudança de paradigma na ciência social moderna e para a configuração de novas determinações de Serviço Social.
1. Ética, Valores e Serviço Social
O Serviço Social coexiste com uma realidade cada vez mais complexa, o que exige cada vez mais uma profunda e contínua reflexão, do ponto de vista ético, filosófico e político. A complexidade dos fenómenos, o aumento de problemas sociais e sobretudo o panorama sócio económico e político em que nos encontramos, leva o Assistente Social a reflectir cada vez mais acerca das questões éticas actuais e para a importante necessidade de ter uma perspectiva dos pilares fundamentais desta profissão. O conhecimento e a análise da matriz ético-filosóficas de alguns autores, da qual este artigo nos faz referência, permite uma melhor compreensão dos fundamentos conceptuais e possibilita uma melhor interligação dos seus postulados com os valores, princípios e finalidades do Serviço Social, o que leva a uma reanálise e reinterpretação do Código Deontológico dos Assistentes Sociais. Este código não é um manual estanque e rígido, sendo que deverá ser usado como instrumento auxiliar de avaliação do agir profissional.
A intervenção do Assistente Social com o seu utente deverá basear-se na compreensão, respeitando-o e aceitando-o tal como ele é. Assim, o exercício profissional deve assentar numa base composta por três elementos importantes: os valores (atitudes), os conhecimentos (investigação e produção de conhecimentos) e as técnicas que dão origem a um repertório interventivo. Este processo deve conduzir a um diagnóstico, avaliação e o planeamento de situações problema do utente, possibilitando um trabalho contínuo e de qualidade com indivíduos, grupos,