Etica a nicomaco
1 NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:
2 OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO:
ARISTÓTELES. Ética a nicômaco. Tradução Pietro Nassetti. Col. A obra-prima de cada autor.1ª Ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.
3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:
Investigar os elementos e as formas de agir da conduta humana para a construção da concepção de Ética em Aristóteles.1
4 RESUMO DO LIVRO (ENSAIO/RTIGO):
4.1. LIVRO I Toda ação que um ser humano realiza visa algum bem e os objetivos deste bem é o próprio bem por si só.
A ciência política analisa e traz o estudo do bem, porém, assim como ela não é uma ciência exata ela pode ser certa para alguém errada e para outrem, assim pode-se ter apenas uma ideia superficial e incompleta do bem.
A felicidade é analisada e certamente definida como o bem supremo, porem deixando incerta sua constituição. Ela precisa de bens exteriores para se promover, são bens como amigos, riquezas e até mesmo a política.
A felicidade humana possui uma finalidade elevada, como as honras, que são tidas como reconhecimento da bondade, que é obtida através da percepção da vida cotidiana.
Ela é autossuficiente porque ela é escolhida como si só, e não carece de nada, por exemplo, a sabedoria e a virtude não são boas por si só, mas sim porque faz os homens felizes.
Para um individuo ser designado por bom é porque ele faz ‘’bem’’ a sua função, ou seja, um ser sabe julgar bem um assunto se torna assim bom neste, cada ser é único ao desempenhar bem sua função.
É concebida a percepção em que a pessoa pode ser considerada feliz somente após a morte, pois assim esta pode ser analisada totalmente, sua vida por completo. A felicidade é composta durante toda a vida, não por pequenos e breves momentos. Aristóteles afirma que após a morte que é percebida a honra ou a desonra que a pessoa deixou durante sua vida e isso pode interferir na felicidade de seus filhos e outros descendentes, mas