Etica profissional
SUMÁRlO: 8.1 A empresa corno organização -8.2 A empresa, instituição vence¬dora - 8.3 Obstáculos enfrentados pela empresa- 8.4 A sofisticação do consumo e o lugar da ética - 8.5 O papel das ONGs e dos staneholders - 8.6 Um Código de Ética para as empresas? - 8.7 Ética dá lucro? - 8.8 A matriz da virtude - 8.9 A dupla moral brasileira - 8.10 A moral empresarial da parcialidade - 8.11 O futuro da empresa.
8.1 A empresa como Organização:
Para Max Weber, a organização é um círculo de pessoas que, estando interessadas na defesa de uma situação de domínio, em virtude de participarem nos benefícios dela resultantes, repartem entre si o exercício dos poderes de mando e de coerção que possibilitam a manutenção daquele domínio. Esse sistema de relações de cooperação se coordena para atingir suas finalidades. As organizações que visam o lucro são as empresas. As que não visam podem ser chamadas gene¬ricamente de associações.
Para que esse grupo humano se constitua em uma empresa é necessária uma especial estrutura. "A estrutura é o elemento do conceito de organização que confere a esta um propósito racional. A estrutura consiste no modo como se relacionam entre si e com o meio social os vários elementos que integram a organização. Este relacionamento implica uma divisão de tarefas entre os diversos membros da organização".' A estrutura é um elemento de tamanha importância que sobre ele Max Weber fez repousar a sua concepção de organização burocrática. As caracte¬rísticas básicas da organização denominada burocrática são cinco: a) a divisão do trabalho entre os elementos da organização segundo o princípio da especialização, por via da atribuição de competências diferenciadas; b) a hierarquia, representada graficamente por uma pirâmide; c) a regulamentação abstrata e formal das opera¬ções; d) a impessoalidade do relacionamento interorgânico; e e) a seleção do pes¬soal de acordo com critérios de capacidade técnica e a sua progressão profissional