Etica profissional
O trabalho sobre Ética Profissional, tem com objetivo estimular a importância do Código de Ética profissional do Assistente Social, que foi homologado em 13 de março de 1933, marcando avanço da defesa da Ética e dos direitos humanos no Serviço Social e o fortalecimento o projeto ético - político profissional do Assistente Social. A palavra ética é originada do grego ethos, que quer dizer modo de ser, caráter através do latim mos onde de deriva a palavra moral.Onde estuda valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos, sabendo-se que cada grupo possue seu código de ética. Hoje, as transformações no mundo são cada vê mais dinâmico e rápido e tendo o Código de Ética para todos os profissionais, este vem com um farol para orientar as decisões, atitude. Somos cidadãos e como tal, temos direitos e deveres.Isto implica em uma carga muito grande de responsabilidade que nos leva a uma reflexão séria sobre nossas atitude, nossos valores e éticos, na sociedade em que fazemos parte dela e vivemos.
Desenvolvimento
Considerando rapidamente três princípios fudamentais ético profissional do Serviço Social, a fim de explorarmos o entendimento e sua comprrensão sendo eles: Ampliação e consolidação da cidadania, posicionamento em favor da equidade e justiça social, Exercício do Serviço Social.
O terceiro princípio é o ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas á garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
O assistente social esta a frente das políticas sociais, benefícios, programas, institucionais, realizando atividades que vai desde o atendimento de cada ser, ações em torno das políticas sociais e dos direitos sociais. A assistente social proporcionando uma relação com a questão da cidadania, da equilidade e da justiça.
A cidadania se identifica, com o projeto societário com o qual