Etica profissional
Ética e moral são dois assuntos tratados quase que cotidianamente entre todas as pessoas. Vemos e ouvimos isso desde manhã nos noticiários, nos programas que passam durante o dia, nos temas das novelas, nas conversas realizadas durante o nosso trabalho, durante o lanche ou na hora de pagar contas na cidade. É algo corriqueiro e que tratamos de forma banal.
Podemos falar muito bem de ética e moral, mas será que nós a praticamos da mesma forma que a defendemos quando a explanamos para ou outros e falamos, de forma crítica, de nossos políticos e sistema de saúde? Será correto ser uma pouquinho antiético e imoral somente por alguns segundos durante o dia? E naquele momento em que “sem querer” pegamos uma caneta em nosso serviço e “quase que por engano” nos esquecemos de deixá-la em nossa mesa e ela aparece “quase que por milagre” no estojo de material escolar de nossos filhos?
Então, podemos chegar a uma conclusão básica de nossa apresentação sobre esse tema tão controverso: mesmo já tendo mais de quatro mil anos de estudo, sendo citada na Bíblia durante a entrega dos dez mandamentos, passando tempos depois por estudos junto aos sábio gregos, reensinado aos homens por Jesus e continuado seus estudos e tentativas de aplicar junto aos homens de cada época distinta, não por não sabermos ainda o que é ética e mora não temos noção de como aplicá-la ao nosso dia a dia.
Podemos facilmente cobrá-la dos outros para nós, mas quando o lado muda, de nós para os outros, sempre há uma desculpa para não a fazermos na integra.
ética e moral são duas artes que atravessam o tempo sempre presente e sempre esquuecidas. Por esse motivo temos uma “ética” diferente para cada tipo de área empresarial. Há algumas diferenças entre a ética médica com a ética advocacional, a ética mobiliária e a ética política. Todos falam de ética, mas a praticam de acordo com o que entendem e esse entendimento muda a medida que o tempo