Etica Profissional 4 Semestre Kelli
Disciplina: Ética Profissional
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Prof.ª Presencial: Sandro Ilídio da Silva
Prof.ª A Distância: Me. Mauricio Dias
Ética Profissional
COMPONENTES DA EQUIPE
NOME: Kelli Marinalva Prado Godoi RA: 6903344742
NOME: Eliete Regina Bastos Ferreira RA: 6785403439
NOME: Marlene Ramos RA: 6953509426
NOME: Aline Alves Viana RA: 7322547576
NOME : Giselle Nie Gilglioni Kajiwara
RA: 7581622960
SÃO JOSE DOS CAMPOS – SP 2014
ÉTICA PROFISSIONAL E DIREITOS
INTRODUÇÃO - CONCEITOS
• Os fundamentos da ética são sociais e históricos. Só o ser social age eticamente uma vez que só ele é capaz de agir com consciência e liberdade. Para agir teologicamente o Homem cria alternativas de valor, escolhe entre elas, incorporando-as nas suas finalidades.
Neste contexto, e no sentido de explicitar as formas específicas de objetivação da ética, Maria Lúcia Barroco estabeleceu a distinção entre prática moral, à ação ética e reflexão filosófica sobre elas todos os direitos reservados no Serviço Social.
• “A moral é o conjunto de costumes e hábitos culturais, transformados em deveres e normas de conduta, que responde à necessidade de estabelecer parâmetros de convivência social. As normas morais são orientadas por princípios e valores que, quando estão legitimados socialmente, funcionam como deveres exigidos aos membros da sociedade, tendo por objetivo o bem da comunidade. No plano da moral as ações são valoradas como boas/más, justas/injustas, corretas/incorretas” (Maria Lúcia Barroco, 34). Esse trecho de Maria
Lucia foi muito empaquetaste nessa ordem de moral.
• “É no campo da moralidade que são estabelecidos os juízos de valor (...). Os deveres, as normas e os juízos configuram o caráter normativo da moral e atendem a expectativas sociais diante do comportamento dos indivíduos” (ibid.)
• A moral constitui a prática dos indivíduos na sua singularidade e a ética é a reflexão teórica e a