ETICA PROFICIONAL
A palavra ética significa um conjunto de valores morais e princípios que são estabelecidos pelo meio em que se vive, na minha concepção a ética serve para estabelecer padrões de conduta, para que haja um equilíbrio de atitudes, de bom relacionamento social e garantindo que ninguém saia prejudicado.
Há situações em que a pessoa pode ser ética e antiética ao mesmo tempo, por exemplo, no caso de uma garota, que conta para sua melhor amiga que ela esta grávida, sua amiga sabendo que seria muito importante a mãe da garota saber sobre a gravidez da mesma, para que a mãe da garota ficasse ciente sobre os cuidados que a gestante precisaria, então ela decide contar para a mãe de sua amiga, nesta situação observamos que a ação tomada pode ser vista como ética e antiética neste contexto.
Contudo, a ética, embora não pode ser confundida com as leis, está diretamente relacionada com o sentimento de justiça social.
É comum confundir os termos éticos e morais, como se fossem a mesma coisa. Muitas vezes se confunde ética com espírito de corpo, que tem tudo a ver com moral, mas nada com ética. Um médico seguiria a “ética” da sua profissão se, por exemplo, não “dedurasse” um colega que cometesse um erro grave e assim matasse um paciente. Um soldado seguiria a “ética” da sua profissão se, por exemplo, não “dedurasse” um colega que torturasse o inimigo. Nesses casos, o tal do espírito de corpo tem nada a ver com ética e tudo a ver com cumplicidade no erro ou no crime.
No ponto de vista da filosofia, a ética, é uma ciência que estuda valores e a moralidade.
A ética de acordo com a visão grega surgiu como um estudo sobre a natureza do bem moral, na busca de um senso comum sobre a conduta humana.
De acordo com a teoria do pensador grego Platão, todos os homens buscam a felicidade, bem como a maioria das doutrinas gregas que também colocavam a busca da felicidade no centro das preocupações éticas.
A ética profissional