Etica proficional
A palavra e o conceito de ética estão presentes em todos os veículos de comunicação para que as pessoas se conscientizem da importância da cidadania e da responsabilidade social. Mas o que é ser ético? Ser ético é muito mais do que o compromisso com a transparência. É ser íntegro, honesto, correto, justo, respeitando as diversidades existentes sejam elas étnicas, culturais, políticas ou religiosas.
A ética deveria ser posta em prática todos os dias. Mas, não é isso o que acontece. Exemplos? Quem já não levou materiais do escritório para casa? Quem já não estacionou o carro em vaga reservada para portadores de necessidades especiais ou idosos com a desculpa: “é só um minutinho, não vou demorar”? Quem já imprimiu folhas e mais folhas de papel, sem necessidade, comprometendo o meio ambiente? Onde está a falta de ética? A falta de ética está em não respeitar os outros, em ter uma atitude individualista e não coletiva, em não pensar no desenvolvimento sustentável, no nosso presente e futuro.
No cenário empresarial, duas grandes multinacionais, Enron e Worldcom, faliram em decorrência de atitudes antiéticas. Muitas organizações passaram, então, a rever seus padrões de conduta interna, normas, princípios e a manter uma postura transparente e honesta de negócios, atuando como uma organização cidadã. Esse comportamento ético influi tanto na percepção dos consumidores como do próprio mercado que passam a vê-la como uma empresa responsável que cumpre suas responsabilidades sociais e se preocupa com o bem estar comum.
A secretária também vive situações que podem comprometer a sua conduta ética. Exemplo? Quando comenta com uma amiga um assunto sigiloso discutido em uma reunião, quando se apropria indevidamente da idéia de sua estagiária ou assistente apresentando-a ao gestor como sua, quando aceita um presente de um cliente mesmo sabendo que está agindo contra as normas da organização na qual trabalha que não permite tal procedimento, dentre