etica para meu filho
TEXTO 1 – PROBLEMAS MORAIS E PROBLEMAS ÉTICOS (Sanchez Vázquez)
Os problemas práticos descritos no texto em questão, não dizem respeito unicamente a uma única pessoa, mas as outras no contexto das relações interpessoais existentes, de modo que as ações de uma podem afetar uma única pessoa, todo o meio social ou um grupo específico.
Quando os indivíduos se vêem diante de tal situação surge a necessidade de pautar seu comportamento com base em princípios internos, os quais cada indivíduo julga como forma correta de agir. Tais princípios formam a moral do indivíduo. E a moral não é um comportamento espontâneo, mas fruto de uma reflexão realizada internamente. Nesse sentido, o que é moralmente aceito por determinado grupo ou pessoa pode não o ser para outro, de modo que a conduta poderá ser ou não aceita pelo meio social.
Independentemente de qual seja o comportamento do homem, e de qual época e sociedade for, remeterá ao homem como ser social (ressalte-se o pensamento Aristotélico).
O homem não só age moralmente como também reflete acerca do seu comportamento e faz daquilo seu objeto de pensamento.
DESTAQUE: com tal ato se passa da chamada moral efetiva para a moral reflexa.
O indivíduo enfrenta um problema na vida real e tenta solucioná-lo com base naquilo que reconhece como correto intimamente, visando uma conduta moralmente aceita. Mas não cabe ao indivíduo decidir o que é bom, mas é sim um problema ético uma vez que cabe ao investigador da moral estabelecer tal fato.
DESTAQUE: O problema do que fazer em cada situação concreta é um problema prático-moral e não teórico moral.
Ao se definir o que é bom estaria se traçando um caminho a se seguir, uma base de conduta. A doutrina tenta explicar o que seria bom para que, dessa forma, se soubesse o que se deve ou não fazer.
Tal discussão leva ao questionamento quanto a definição traços essenciais do comportamento moral, o problema da