Etica, Obejto de Etica
Os problemas morais são aqueles em que se apresentam nas relações reais entre pessoas ou quando certas ações são julgadas. O ético tem haver com nosso cotidiano, com problemas que surgem, como o modo que conduzimos o nosso comportamento de acordo com as normas que julgamos mais dignas ou apropriadas.
A ética pode contribuir para justificar certa forma de um comportamento moral, a sua função é esclarecer, explicar uma determinada realidade
A ética é a ciência que estuda o comportamento do individuo ou sociedade como um todo e se refere a conduta da mesma.
A ética é uma parte da filosofia, que questiona sobre o justo, sobre como agir adequado, em determinadas situações, isto é, sobre realizar o bem e evitar o mal. Dessa forma, a ética nunca pode deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem que nos dá uma visão total deste como ser social.
A ética se relaciona com outras ciências que estudam as relações e comportamento dos homens em sociedade e proporcionam dados e conclusões que contribuem para esclarecer o tipo de comportamento humano que é “moral”.
A moral é um conjunto de normas que regulam as relações do individuo com a sociedade, e com o tempo sofreu e ainda sofre mudanças de acordo com os costumes.
O homem é histórico e a moral também é histórica, contudo ao longo da historia a moral dividiu em três direções: Deus: origem de tudo e fundamento da moral, portanto considera-se que as normas morais foram ligadas a Ele, e conseqüentemente, não estariam a mercer de mudanças. Natureza: como à origem e fonte moral, as qualidades morais seriam instivas sendo comuns ate aos animais; O homem: como a origem e fonte da moral: o homem entendido como ma essência universal e eterna presente em cada pessoa.
A moral quando o homem se torna membro de uma sociedade, onde vive para um coletivo. Na antiguidade o homem primitivo caçavam em grupos, trabalhavam em prou da coletividade de um bem comum, para