Etica nos jogos
Após a serie de acontecimentos que o aborreceram, como os eventos do furto de panelas e da fiação elétrica de sua casa, Carlos decidiu tomar atitudes para resolver a situação. Foi nesse momento que o sujeito se determinou a ir até a delegacia de policia para fazer uma queixa e mesmo depois de tê-la feito as coisas não melhoraram e ele retornou para fazer uma nova queixa. Essa atitude mostra um lado bem maduro e guiado pela ética por parte de Carlos, pois ele fez uma queixa pensando na segurança do seu bairro e, conseqüentemente, de sua casa.
O rapaz foi muito correto e racional ao acionar a policia, e, mesmo após um novo acontecimento, ele não ter tomado nenhuma atitude precipitada e voltado a falar com quem deveria cuidar do assunto. Ao descobrir que a policia tinha alguns suspeitos mas não fariam nada ate ter provas concretas sobre os roubos, a responsabilidade de Carlos aumentou na hora de tomar qualquer decisão, por agora eles terem maior influencia na situação em si do que apenas alertar a policia. Foi nesse momento que Carlos recebeu a proposta do segurança, e, após muito pensar, aceitou pagar R$100,00 para que o segurança assustasse os garotos, que depois parariam de atormentar a vizinhança.
Ao decidir isso, se o rapaz tomar uma decisão com responsabilidade e levando em conta não apenas a sua própria vontade mas também a dos outros, isso o torna um sujeito ético. Porem se ele tomar uma decisão de forma precipitada, sem colocar em jogo toda a situação e levar em conta apenas os seus sentimentos e o fim em que se deseja chegar, ele não estará agindo de forma sem consciência moral e não ética. Talvez, se ele tomasse uma postura mais aprofundada e descobrisse, por