Etica no Marketing
Essas vontades são definidas por Maslow, na Hierarquia de Necissidade, onde e apresentado em uma pirâmide todas as necessidades físicas/fisiológicas do ser humano para viver em sociedade. No topo dessa pirâmide encontra-se a Realizaçao Pessoal, que e definida por: Moralidade, Criatividade, Espontaneidade, Soluçao de problemas, Ausencia de Preconceitos, aceitação dos fatos. Porem, para conseguir tudo isso e necessário antes conseguir vários outros quesitos importantes. O profissional de marketing baseou sua fundamentação nesse ponto, que ele busca por meio da propaganda despertar sensações e necessidades no publico, onde não importa o motivo, local ou situação, o que importa mesmo e despertar a necessidade de obter um produto ou serviço.
O capitalismo e o principal responsável por essa bola de neve que não para de crescer. Onde muitas vezes o certo e moral e deixado de lado para obtenção de lucros por parte das empresas, onde o consumidor deixa de lado seus princípios morais e éticos para obter vantagem de um serviço, onde o código de ética que foi criado para guiar todo esse sistema financeiro e deixado de lado ou não tem nenhuma valia por haver brechas como comprova Gaski.
E recomendado que a ética na pratica seja adotada de forma modera, para que seja contemplado a conciliação dos interesses e necessidades diversos. A temática e subjetiva e complexa, pois há varios meios de interpretação. O fácil acesso a informação no dias de hoje nos torna pessoa consumidores “sofisticados”, pois e mais fácil quantificar as praticas antiéticas das empresas e qualificar as boas praticas. Um estudo analisou que por mais que o consumidor tenha informações sobre o que e ético ou não praticado pelas empresas ele não se importa com o resultado, pois o egoísmo