etica na sociedade
Quando se fala em sustentabilidade organizacional, um dos principais desafios é criar uma cultura na qual os colaboradores saibam tomar as melhores decisões de acordo com valores e princípios éticos, além de relacionar-se internamente e com as demais partes interessadas (clientes, fornecedores e sociedade, por exemplo) por meio deste mesmo código de condutas. Sendo assim, o gestor adota um comportamento ético quando procede de forma a obter resultados sem prejudicar as outras pessoas ou a organização. Isto implica em seguir princípios universais, como:
a) Ser honesto em qualquer situação, visto que a honestidade é o fundamento principal de uma relação de confiança e credibilidade.
b) Ter coragem para assumir as decisões, principalmente quando for preciso agir de forma impopular.
c) Ser tolerante e flexível com as pessoas. As soluções para os problemas organizacionais são facilmente descobertas quando há gestores que escutam seus liderados e avaliam situações sem pré-julgamentos.
d) Ser íntegro. Trata-se de agir baseado nos seus princípios, mesmo que isto provoque prejuízos em curto prazo.
e) Ser humilde. Ouvir as idéias dos outros, repartir o sucesso com a equipe e reconhecer suas próprias falhas são algumas das ações práticas de alguém que exerce a humildade.
Portanto, o comportamento ético não é exercido apenas quando não se rouba a empresa. A forma com que os clientes são tratados e o estilo de gestão adotado também revelam se a companhia é conduzida por valores éticos ou não. Do mesmo modo, os processos seletivos podem contribuir para a solidificação do comportamento ético. Quando você tem o cuidado de avaliar o caráter dos entrevistados, evita a contratação de pessoas que apresentem desvios inadmissíveis, impedindo a inserção de gente que causará problemas futuros. O mesmo raciocínio vale para os necessários desligamentos de profissionais que já estejam