Etica moral
ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Introdução
Problemas que envolvem a lei e a moral se destacam no mundo, a ética voltou a ser um dos mais trabalhados temas do pensamento filosófico com mudanças em nosso quadro intelectual, transformações politicas, sociais e econômicas.
A ciência jurídica nunca se exonerou em reconhecer o comportamento humano e social, as pessoas podem ter o bem e o mal, da moral e da não moral, conceito ético tem escapado da filosofia jurídica.
O Direito tem vários fundamentos como liberdade, igualdade e legalidade, conquista árdua de varias gerações, com duvida principal se o estado depois da constituição de 1988 tem o principio da probidade ou da moralidade administrativa.
Ética, Moral e Moralidade.
O senso humano é moral ou inato. Não tem aplicação imediatista seguindo o conceito o qual “Os fins justificam os meios”, pois o importante é seguir a lei moral sem perdas materiais.
Cada época tem sua moral dominante, que não resulta nem de religião e nem da filosofia, mas sim do hábito, força capaz de reunir homens em um único movimento.
Moral, sempre foi significado oculto de deliberadamente omitido no desenvolvimento da sociedade.
A ciência dos costumes era a moral em surgimento, difere entre países, aplicação no julgamento de valores, sensação que nos faz sentir bem e imoral aquilo que nos faz se sentir mal.
A ética é constantes morais, valores e costumes permanentes no espaço e uniforme no tempo.
Direito e Moral
Moral são imposições encontradas no Direito, direito e moras são coisas distintas, são imbricações, teria sido influenciado a historia do direito pela mora.
Principio da moralidade administrativa, influencia exercida pela moral, permanente feed back,
O direito e a Moral sempre se sobrepõem objetos de juízo de extremo valor, o direito se preocupa com a Moral, mas não como uma Moral, o direito esta sujeito a uma critica Moral de instituições