etica geral
O termo ética deriva do grego ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
As sociedades modernas caracterizam-se pelas ameaças ecológicas, decorrentes do impacto da industrialização sobre o meio ambiente – riscos manufacturados.
Quais motivos existem ou deveriam existir para ensejar a conduta certa de acordo com a ética. A conduta certa entendesse como sendo aquela conduta que deverá, com maior probabilidade de satisfação sobre a insatisfação ou o menor saldo de insatisfação sobre a satisfação.
.
A descoberta da crítica: o universo de valores.
Os indivíduos deixaram de necessitar de estar presentes para ouvir um concerto ou ver um espectáculo. Estes suportes físicos podiam ser copiados e reproduzidos, quer isto dizer que o suporte material permitia a permanência dessas obras no tempo e a sua projecção no futuro e ainda a sua difusão por outros espaços. Deste modo ao valor estético da obra de arte agrega-se outro atributo o valor económico. O que significa que a função mágica da arte (obra única) cede lugar ao consumo massificado pela indústria cultural. Assim por exemplo em casa podem ouvir-se os compositores barrocos numa gravação de CD sem irmos a um concerto ou ver-se um vídeo sobre uma exposição de um pintor famoso sem deslocarmos a um museu. Muitos autores consideram que o objecto artístico perde o valor que se assiste a uma certa banalização estética ou degradação da arte, para outros aqueles que lucram com essa transformação a arte é um objecto puramente comercial.
A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se