ETICA GERAL E PROFISSIONAL
Nayara Morais
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia de Produção (ENG20MB)
RESUMO
Ética se dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Portanto, quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está a realizar um juízo moral. Como tal, a ética estuda a moral determina como devem atuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral.
Palavras-chave: Deontologia. Ciência.
1 INTRODUÇÃO A ética relaciona-se com o estudo da moral e da ação humana. O conceito provém do termo grego ethios, que significa “caráter”. Uma sentença ética é uma declaração moral que elabora afirmações e define o que é bom, mau, obrigatório, permitido, etc. relativamente a uma ação ou a uma decisão. Portanto, quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está a realizar um juízo moral. Como tal, a ética estuda a moral e determina como devem atuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral. É óbvio que a ética não é coativa, uma vez que não impõe castigos legais (as suas normas não são leis). A ética contribui para a justa aplicação das normas legais num Estado de direito, mas em si mesma não é punitiva do ponto de vista jurídico, ainda que promova uma auto-regulação. Pode dividir-se em diversos ramos, entre as quais se destacam a ética normativa (são as teorias que estuda a axiologia moral e a deontologia, por exemplo) e a ética aplicada (refere-se a uma parte específica da realidade, como a bioética e a ética das profissões).
2 DESENVOLVIMENTO A ética é uma Ciência porque é determinada racionalmente, brotando do interior do sujeito, a partir da reflexão que sistematiza o conhecimento do mundo, as necessidades individuais e coletivas. Por definição, a ética é a Ciência que tem por