etica dá lucro
Curso: Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos
Ética e Relações Humanos no Trabalho
4ºA Semestre
Segundo o dicionário, o termo “Ética” significa o “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação de ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Com o mundo globalizado e tecnológico tudo envolve ética. A primeira manifestação dessa ciência surgiu na Grécia, pelo filósofo Platão, que pensou o Estado e assim se referiu à ética: “comportar-se eticamente é agir de acordo a retidão da consciência”.Seu discípulo Aristóteles descordou e, descreveu a ética como sendo: “não se estuda a ética para saber o que é virtude, mas para aprender tornar-se virtuoso e bom; de outra maneira seria estudo completamente inútil”.
O efeito ético empresarial deve ser revestido de espécies que são: superior com base na moral: primária voltada para a normatização sendo ela originária ou derivada e por fim a secundária que se dispõe de éticas empresariais. Por isso, a empresa deve ser considerada ética ao propiciar um somatório das formas de regulação e praticar ações sociais visando a aplicabilidade do lucro ético.
OS PARADIGMAS DA ÉTICA
Ética
Segundo os autores não há uma hermenêutica consensual da ética e o conceito, pairando entre a reflexão sobre a noção de bem e os enunciados das regras normativas.
A ética é uma ciência prática de caráter filosófico, tendo parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano qualificando seus atos como bons ou maus.
Ocorre que a “ética” tem sido utilizada em diferentes sentidos. Um primeiro sentido, muito difundido, e descritivo ou factual: refere-se aos costumes ou a maneira correta de agir de uma determinada sociedade. Vale dizer, designa o que se