Etica art 6º CDTOC
1551 palavras
7 páginas
Tema: Competência profissionalNome: Andreia Filipa da Rocha Teixeira – 2120750 Flávia Patricia Soares Vieira – 2121168 Nuno Alexandre Carneiro Rios – 2110411
Licenciatura em Contabilidade e Administração
Ética e Deontologia
ANO LECTIVO 2013/2014
Índice
Introdução 2
Desenvolvimento do tema 3
Casos práticos e respetivas criticas 6
Considerações finais 8
Referências bibliográficas: 9
Introdução
O código deontológico é um documento que assinala os valores e as normas de uma organização. Estabelece quais é que são as condutas que são e não são aceitáveis e as possíveis sanções em caso de incumprimento. Assim, a sua função é sobretudo educativa e orientadora.
Os códigos de ética servem para ajudar os colaboradores e todas as entidades que de alguma forma se interligam com a organização a agir e escolher no curso do seu trabalho. Algumas organizações possuem regras muito rígidas quanto ao seu modo de atuação, limitam certos comportamentos como a corrupção, o suborno e o favorecimento. Nessas organizações, os colabores têm de ter o conhecimento que não podem praticar determinados atos que violem essas restrições bem como que consequências daí poderão ocorrer.
Por vezes é difícil determinar se um comportamento é aceitável do ponto de vista ético. Por exemplo: Caso um fornecedor ofereça uma viagem para a sua família, deverá aceitar? Perante este e outros casos, o código de ética e deontologia tem um papel clarificador, indicando se é ou não aceitável agir de certa forma. Os códigos de ética, se verdadeiros, têm a capacidade de fidelizar colaboradores, clientes e fornecedores.
Desenvolvimento do tema
Competência profissional remete à ideia de capacidades, soma de conhecimentos ou habilidades na prática profissional. Mas é preciso ter consciência de que as necessidades são extremamente