Etica Ambiental
Conceito
É por definição o “estudo da conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental, tendo como objetivo a conservação da vida global”.
Esta concepção está relacionada à modificação das condições físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, ocasionada pela intervenção de atividades comunitárias industriais, que pode colocar em risco todas as formas de vida do planeta. Segundo a Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, um bem de uso comum do povo e fundamental à boa qualidade de vida. Cabe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e o preservar para esta e para as próximas gerações.
O meio ambiente e o Direito
A defesa dos direitos ambientais é de suma importância em nosso País que se destaca em um capítulo exclusivo, a partir do art. 225, caput e outros capítulos e incisos, da nossa Carta Magna de 1988, a saber, o caput assim descreve: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao
Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Quais são as principais causas da degradação do meio-ambiente?
A deterioração progressiva do meio ambiente é, sobretudo, conseqüência de atitudes negligentes do ser humano contra a natureza, são elas as queimadas, o desmatamento, o tráfico e o comércio ilegal de animais, a poluição veicular e industrial e a guerra. Somam-se a estes fatores os próprios desastres naturais.
O que se pode fazer para ajudar a criar um ambiente sustentável?
- Respeitar e cumprir a legislação ambiental vigente, assumindo o compromisso de atingir, senão superar, os padrões atuais estabelecidos.
- Criar um Sistema de Gerenciamento Ambiental estruturado para avaliar e controlar as atividades que causam impactos considerados significativos, estabelecer objetivos e metas,