Etic
ACADÊMICOS: BRUNA LEÃO SANTOS GENER SIMÕES JOELMA FERREIRA DA SILVA MIRRAILLY JORDAN |
ITABUNA, 2013
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Ética, Cultura e Sociedade, no Curso de Direito, na UNIME – Itabuna/BA.
Prof.ª Vânia
Itabuna/BA.
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade mostrar como o conceito de “valor” tem sido investigado em diferentes áreas do conhecimento. Vamos tratar das abordagens filosófica, social, cultural e pessoal do tema, demonstrando-o pela visão dos seres humanos na interação social no mundo contemporâneo.
Palavras chaves: sociedade, família, modernidade, transformação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. VALOR NA VISÃO FILOSÓFICA
2.1. ESCALA DOS VALORES
3. VALOR NA VISÃO SOCIOLÓGICA
4. VALOR NA VISÃO CULTURAL
5. VALOR NA VISÃO PESSOAL
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Os valores humanos têm sido objeto de investigação de diversas áreas no âmbito das ciências sociais na tentativa de compreender e explicar o ser humano, tanto no individual quanto no coletivo. A convergência de interesses na sociedade, sobre valores humanos parece delinear uma procura incessante por parte do ser humano que no decorrer do tempo vem expressando anseios por novas concepções que harmonizem e reintegrem os sentimentos antagônicos de singularidade e coletividade, permeabilizando mudança e equilíbrio.
2. VALOR NA VISÃO FILOSÓFICA
A abordagem filosófica do tema descreve-o como nem totalmente subjetivo, nem totalmente objetivo, mais como sendo algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto, é um termo de difícil definição, pois investiga a questão dos valores humanos.
Nas ciências econômicas, a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material, ou seja, análisa valor como a habilidade de um determinado produto oferecer alguma utilidade funcional.
Na visão das