ethwehth
1344 palavras
6 páginas
Não siga “histórias falsas”9 Em certos casos, pode ser fácil perceber que uma placa foi adulterada e que está indicando o caminho errado. Às vezes, porém, pode ser difícil notar o engano. É assim também com as influências negativas de Satanás; algumas são mais óbvias do que outras. O apóstolo Paulo nos alerta contra uma das estratégias enganosas de Satanás: “histórias falsas”. (Leia 1 Timóteo 1:3, 4.) Para não nos desviar do caminho para a vida eterna, temos de saber o que são histórias falsas e como evitar ‘prestar atenção’ a elas.
10 O alerta de Paulo a respeito de histórias falsas aparece na sua primeira carta a Timóteo, um superintendente cristão que fora encarregado de manter a pureza da congregação e de ajudar os irmãos a permanecer fiéis. (1 Tim. 1:18, 19) Paulo usou uma palavra grega que pode se referir a ficção, mito ou falsidade. De acordo com a The International Standard Bible Encyclopaedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional), essa palavra se refere a “uma história (religiosa) sem ligação com a realidade”. Talvez Paulo se referisse a mentiras religiosas promovidas por histórias sensacionalistas ou lendas fantasiosas.* Essas histórias apenas ‘fornecem questões para pesquisa’ — isto é, levantam questões supérfluas que levam a pesquisas inúteis. Histórias falsas são uma manobra do arquienganador, Satanás, que usa mentiras religiosas e mitos ímpios para desviar os desprevenidos. O conselho de Paulo é claro: não preste atenção a histórias falsas!
11 Quais seriam alguns exemplos de histórias falsas que poderiam desviar os desprevenidos? Em princípio, a expressão “histórias falsas” pode aplicar-se a qualquer mentira ou mito religioso que poderia nos ‘desviar da verdade’. (2 Tim. 4:3, 4) Satanás, que finge ser um “anjo de luz”, usa astutamente a religião falsa para desencaminhar as pessoas. (2 Cor. 11:14) Sob a falsa aparência de cristianismo, a cristandade ensina doutrinas — como a Trindade, o inferno de fogo e a imortalidade da alma — envoltas em