Ethefon
ETHEPHON
MACHADO-MG dez-14 Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. REFERENCIAL TEORICO 2
2.1 REGULADORES VEGETAIS 2
2.2 ETHEPHON 2
2.3 UTILIZAÇÃO DE ETHEPHON EM ALGUMAS CULTURAS 2
2.3.1 CANA-DE-AÇUCAR 2
2.3.2 ABACAXI 4
3. CONCLUSÃO 5
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INTRODUÇÃO Atualmente, vem sendo incentivada a utilização de técnicas mais avançadas, como a aplicação de reguladores vegetais que agem alterando a morfologia e a fisiologia da planta, podendo levar a modificações qualitativas e quantitativas na produção. A utilização de reguladores vegetais na agricultura não é recente, porém, crescente e chegando a ser, em determinadas situações, fator importante da produtividade.
O Ethephon é um dos reguladores vegetais que produz diversos efeitos relacionados aos processos fisiológicos, em uma grande variedade de culturas, tais como induzir floração, frutificação, maturação e coloração precoce em diversas frutíferas, leguminosas e café; afrouxar os pedúnculos das cerejas e maças facilitando colheita mecânica; induzir e melhorar germinação de sementes de amendoim e de alface através de quebra de dormência; e aumentar a produção de látex nas seringueiras do gênero Hevea.
REFERENCIAL TEORICO
2.1 REGULADORES VEGETAIS
Reguladores vegetais são definidos como substâncias naturais ou sintéticas que podem ser aplicados diretamente nas plantas para alterar seus processos vitais e estruturais para incrementar produção e melhorar a qualidade de culturas de interesse econômico (LACABUENDIA, 1989).
2.2 ETHEPHON
O ethephon (ácido 2-cloroetil fosfônico), produto comercialmente conhecido como ETHREL®, é um regulador de crescimento e estimulante, pertencente ao grupo químico do ácido fosfônico (ANDREI, 1990). Este composto peculiar depois de aplicado às