eteres
1 – INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDO
O etanoato de 2-butoxietila, conhecido no Brasil pelo nome comercial de acetato de butilglicol, é um liquido incolor de odor suave. Possui alto ponto de ebulição em relação a outros solventes, baixa solubilidade em água e alta solubilidade em alcoóis, cetonas, aldeídos, éteres, glicóis e éteres glicólicos, (STOYE, FREITAG;
1998).
O acetato de butilglicol, assim como outros acetatos glicólicos e éteres glicólicos, é empregado em formulações de fluidos de limpeza, tintas, revestimentos e coalescentes. A aplicação mais importante do acetato de butilglicol é no segmento de revestimentos. Sua função é melhorar o brilho de revestimentos curados em temperaturas entre 150 e 200°C. Para esta finalidade, a baixa volatilidade e o alto poder de solvência são características importantes.
A Figura 1 indica a distribuição das principais aplicações do acetato de butilglicol.
Figura 1 – Principais usos do acetato de butilglicol – Adaptado de THE DOW CHEMICAL
COMPANY, 2007
O acetato de butilglicol também é utilizado para formulações de tintas para flexografia, tinturas e tintas de impressão para couro e têxteis, (BASF, 2008).
Os acetatos dos éteres glicólicos são produzidos em escala industrial a partir da reação de esterificação entre o éter glicólico e o ácido acético. A Figura 2 mostra de
2
forma esquemática a produção dos acetatos de éteres glicólicos (ATLANTIC
RICHFIELD COMPANY, 1985); (UNION CARBIDE CHEMICALS & PLASTICS
TECHNOLOGY CORPORATION, 1997); (ARCO CHEMICAL TECHNOLOGY, 1993);
(OXITENO S/A, INDÚSTRIA E COMÉRCIO, 2011):
Figura 2 – Diagrama do processo de produção de acetatos de éteres glicólicos
Os acetatos de etila e butila são produzidos em larga escala por esterificação do álcool correspondente, em processo análogo ao da Figura 2, podendo também ser obtidos a partir de reações de transesterificação com emprego do processo de destilação reativa.
A maioria das aplicações