Ete Madri Palhoça
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
OPM I
RELATÓRIO VISITA TECNICA
Alunas: Carolina Ramos Maria Gabriela Antunes Natália Manschein
Florianópolis, maio de 2015
Introdução
O tratamento de esgoto existe com o propósito de tratar tanto a parte líquida quanto a parte sólida do esgoto. Se por ventura, o esgoto não receber o tratamento adequado, pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças, sejam pelo contato direto ou através de vetores. Além de poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal.
O objetivo deste relatório é descrever a respeito da visita técnica a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) Madrid, e a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) Terra Nova, ambas localizadas em Palhoça e operadas pela empresa Rotária do Brasil Ltda. Esta visita foi planejada pela professora Elivete Prim para todos os integrantes da turma 812 no dia 28 de maio de 2015. O responsável pela recepção da turma e encarregado de apresentar as estações de tratamento aos alunos foi o Técnico em Saneamento Jaison. A Rotária do Brasil é uma empresa de engenharia sanitária especializada em implantação e operação de sistemas de tratamento de efluentes/esgotos e água potável. Fundada em 2002, a Rotária do Brasil trabalha com os Sistemas Wetland (WTL) e Sequencing Batch Reactor (SBR). Em 1997 a Rotária foi premiada pela Associação dos Engenheiros da Alemanha pelo desenvolvimento de projetos de saneamento básico, e em 2001 pelo conceito do uso do sistema lodo ativado por batelada.
No Brasil a empresa já implantou diversas estações de lodo ativado por batelada, entre elas a ETE Madri na cidade de Palhoça/SC, com capacidade para atender cerca de 6.800 habitantes, e a ETE Jurerê, atendendo 8.000 habitantes do bairro Jurerê Internacional na cidade de Florianópolis.