Ete insular
RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.
Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.
1. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
. *ETE - Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
A implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto é uma necessidade urgente na maioria dos municípios do Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA). Na ausência de uma ETE, surgem problemas muito sérios de saúde, a partir do contato das pessoas com a água contaminada. Além disso, a exposição do meio-ambiente aos resíduos contidos no esgoto provocam alterações e a degradação do meio ambiente, o que pode levar até a morte do ecossistema. As vantagens da implantação de uma estação de tratamento de esgoto - ETE podem ser pensadas desde o benefício ambiental, minimizando os impactos causados pelo escoamento do esgoto diretamente no ambiente, passando pela saúde humana e chegando ao incremento econômico local, através da geração de empregos e renda, por meio do emprego da mão-de-obra absorvida na instalação e manutenção da ETE.
1.1 Classificação dos esgotos
• Doméstico – constitui de efluentes gerados em uma residência, em hábitos higiênicos e atividades fisiológicas, além de efluentes gerados em outros ambientes, cujas características físico-químicas sejam aquelas