Ete compostagem
A compostagem é praricada desde a história antiga,porém até recentemente, de forma em pírica. Gregos, romanos e povos orientais já sabiam que resíduos orgânicos podiam retornar ao solo para aumentar sua fertilidade. Só em 1920, com Albert Howard é que o processo passou a ser estudado cientificamente e realizado de forma racional.
O que é compostagem?
Pode ser definida como bioxidação aeróbica exotérmica de um substrato orgânico heterogêneo,no estado sólido, produzindo CO2,água, liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgãnica estável. Na prática, isto significa que a partir de resíduos orgânicos com caracteristicas desagradáveis,o processo transforma estes resíduos em composto, que é um insumo agrícola.
Divisão da compostagem:
Aeróbica (presença de oxigênio) e anaeróbica (ausência de oxigênio). O processo aeróbico ainda pode ser dividido em duas fases:
A primeira é chamada de bioestabilização, caracterizase pela redução da temperatura da massa orgânica que, após atingir 65 C estabiliza-se na temperatura ambiente. A segunda fase é chamada de “maturação”, dura mais 30 dias.Nesta fase ocorre a humificação e a mineralização da matéria orgãnica.
O composto pode ser utilizado no sollo logo após ser encerrada a fase de bioestabilização.
Parâmetros fisíco-químicos fundamentais no processo de compostagem
Aeração: é de vital importância para atividades microbianas. Temperatura: a compostagem aeróbica pode ocorrer tanto em regiões de temperatura termofílica ( 45 a 85 C ) como mesofílica ( 25 a 43 C). Umidade: água é fundamental para a vida microbiana.No composto situa-se entre 50 e 60%
Relação C/N: os microrganismos necessitam de carbono, com fonte de energia, e de nitrogênio para síntese de proteínas.
Estrutura: quanto mais fina a granulometria maior é a área exposta a atividade microbiana. pH: é fato conhecido que níveis de pH muito altos ou muito baixos reduzem ou até inibem a atividade