Etapas do tratamento
Fundamentos de Saneamento e Saúde Pública CESAN
IBATIBA, 08 DE MAIO DE 2013
No dia 08 de maio, nós, juntamente com a nossa turma do 2º ano, fizemos uma visita técnica a Estação de tratamento de água de Ibatiba, CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento). O objetivo da visita era entender mais sobre o tratamento adequado da água, e todas as etapas de tratamento que ela passa para chegar a nossa casa.
A Cesan é uma empresa de economia mista, Sua primeira diretoria tomou posse em 25 de janeiro de 1968. O trabalho da empresa consiste na captação, no tratamento e na distribuição de água e na coleta e no tratamento de esgoto.
A empresa está presente em 52 dos 78 municípios do Espírito Santo, sendo 7 na Região Metropolitana da Grande Vitória e 45 no interior. O principal objetivo da Cesan é melhorar a qualidade de vida da população do Espírito Santo.
Primeiramente, para tratar a água é preciso determinar a dosagem de um reagente ideal a ser aplicado na água. Esse processo é realizado em um aparelho chamado Jar- Test . Esse aparelho ele permite a execução de até 6 ensaios simultâneos. Para a realização da avaliação, foi coletada a água bruta na caixa de chegada após a pré-cloração e antes do ponto dos reagentes floculantes. Cada prova tinha 2 litros de água com diferentes dosagens de sulfato de alumino (3%). Depois as amostras foram colocadas sob agitação e após 15 minutos, os agitadores foram desligados para que as amostra pudesse flocular.
Depois disso, fomos para a estação de tratamento. A água é captada no manancial no córrego do Rodrigues através de bombas, denominadas estações elevatórias.
Esta água é conduzida por grandes tubos (adutoras) até a Estação de Tratamento de Água (ETA). Na estação de tratamento, a água bruta chega ao tanque