etapas do projecto
Instrumento essencial para a gestão financeira a curto prazo da empresa, uma vez que o conhecimento antecipado dos fluxos financeiros prováveis possibilitará a procura das melhores soluções, ou seja, daquelas que visam a maximização datesouraria global ao menor custo e sem desencadear desequilíbrios conjunturais ou estruturais de tesouraria.
Deverá construir-se o modelo-tipo, que mais se ajusta a cada Empresa, tendo em conta a sua actividade e/ousazonalidade e controlar mensalmente o plano de investimentos, o plano financeiro e o orçamento de exploração.
Contudo para a qualidade desta análise é fundamental que todos os restantes departamentos contribuam correctamente na sua elaboração.
Será também de bom termo que se façam os ajustes/correcções necessárias semestralmente, quanto mais rápido realizarmos os ajustes/correções menos surpresas teremos.
Em caso de desvios, o gestor financeiro deverá corrigir os orçamentos previsionais e efectuar novas previsões para os 3 meses seguintes.
A materialização, em termos de fluxos financeiros previsionais, de todos os objectivos e políticas de curto prazo da empresa, concretiza-se no Orçamento Anual de Tesouraria.
O planeamento financeiro é o processo seguido por uma empresa para se informar acerca dos recursos financeirosque tem ao seu dispor, de que recursos necessita e onde pode procurar recursos suplementares.
O Planeamento de longo prazo tem uma natureza estratégica, definindo objectivos de vendas e rentabilidade num período mais alargado, que pode ir de três a cinco anos. Neste caso, pretende-se analisar o impacto conjunto das