Etapas do Endomarketing
Implementar um projeto de marketing interno em uma organização que culturalmente não desempenha esta função como um processo gerencial ou, mesmo que possua iniciativas concretas de estímulo à motivação das pessoas, não integre estas ações à sua atividade de gestão, requer o atendimento de etapas importantes. Não basta “outorgar” ações e programas inovadores, sem antes entender o que se passa na empresa, sensibilizar as pessoas aos objetivos do projeto, e só então partir a execução das atividades. Portanto é importante respeitar cada passo deste processo, como forma de garantir a consecução dos resultados esperados e, é claro, aproveitar ao máximo o investimento da empresa.
Tendo em vista que a gestão das organizações é, fundamentalmente multidisciplinar, pois independente do mercado em que atua a empresa forma um organograma com profissionais de diferentes áreas, distribuídos por grupos de atribuições distintos, é preciso conceber soluções que congreguem diferentes campos do conhecimento. Nesse sentido, o profissional de recursos humanos assume o papel de organizar as competências necessárias e mobilizar as pessoas acerca dos resultados esperados. Lembrando que o gerenciamento de marketing interno é organizado pelo Composto de Endomarketing, Empresa, Trabalho, Ambiente e Comunicação Interna, análogo aos 4 P´s, e sendo a área de recursos humanos, independente da denominação apropriada ao setor (gente, talentos, inteligência, enfim), responsável pela configuração do “produto vendido”, ou seja, as políticas de gestão de pessoas, cabe então a seu gestor garantir que as práticas de venda, distribuição e relacionamento das pessoas com seu produto sejam efetivas e tenham sua chancela.
Ainda, ao profissional de recursos humanos cabe a sensibilização dos líderes da empresa, sejam diretores, gerentes ou chefias, para que empreendam o processo de mudança, sendo co-responsáveis e estejam autenticamente envolvidos pelas