Etapas de uma dissertação de mestrado
Página 1 de 8
Administração On Line
Prática - Pesquisa - Ensino
ISSN 1517-7912
Volume 2 - Número 3
(julho/agosto/setembro - 2001)
FECAP - desde 1902
Página inicial Objetivos Conselho editorial Artigos Submeta um artigo Seus comentários
Etapas de uma Dissertação de Mestrado[1]
Daniel Augusto Moreira - FECAP e FEA USP
1. OBJETIVOS
Este trabalho foi escrito para proporcionar uma visão primeira e genérica dos passos envolvidos na elaboração de uma dissertação de mestrado. Com poucas modificações, esses passos também valem para o desenvolvimento de teses de doutorado; conservaremos, não obstante, o foco na dissertação de mestrado. Não é objetivo deste documento discutir em detalhe cada qual das etapas, mas sim apresentá-las e mostrar sua interligação e o papel dos vários agentes envolvidos (instituição, alunos, orientadores, bancas, etc.). Em outra oportunidade, empreenderemos análises mais detalhadas sobre as várias etapas.
O que se espera é que este trabalho seja de utilidade aos alunos novatos, que estejam começando um programa de mestrado. A lógica maior está no desejo de que os alunos percebam, de imediato, a importância de focar a dissertação tão logo iniciem o mestrado. Em nosso entender, esta é a forma mais prática de aumentar as probabilidades de levar a bom termo o programa de mestrado.
O plano do documento é bem simples: discutiremos ao começo o que é uma dissertação de mestrado e uma pesquisa científica; em seguida, apresentaremos o modelo de etapas de uma dissertação, comentando brevemente a natureza e as características de cada uma delas. Como já foi dito, posteriormente, em outro trabalho, discutiremos algumas dessas etapas com maior grau de detalhe operacional. 2. O QUE É UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO?
A dissertação é uma das exigências fundamentais daquilo que se convenciona chamar de "programa de mestrado". Para fins de distinção, os